+

Newsletter do ECI - Edição Especial - Ano 2, nº 1 - Intercâmbio Virtual

 

 

 

 

Intercâmbio Virtual de Aprendizagem / COIL (Collaborative Online International Learning)

 
Ano 02, nº 01
Maio 2022
O que é Intercâmbio Virtual de Aprendizagem?

É o envolvimento de grupos de estudantes em longos períodos (em torno de cinco a oito semanas) de interação online intercultural e colaboração com parceiros advindos de outros contextos culturais ou localizações geográficas, como parte integrada de seus programas de estudos (e.g. em uma disciplina curricular), com a orientação de seus professores (O’DOWD, 2018). Assim, o desenvolvimento dessas atividades parte de uma iniciativa docente.

 
O que caracteriza um Intercâmbio Virtual de Aprendizagem/COIL?
 

A aprendizagem colaborativa, mediada pela tecnologia, possibilita, além da experiência internacional em casa (no campus), o desenvolvimento da competência intercultural por meio da conscientização cultural, a valorização da diversidade e, também, o aprimoramento das competências linguísticas, uma vez que o intercâmbio virtual acontece entre participantes de diferentes instituições internacionais cujos idiomas oficiais normalmente diferem.

 

Figura 01 - Representação  de COIL (Adaptada de Drexel University).
Conheça algumas características específicas do COIL: 
  • Disciplinas correlatas, não necessariamente a mesma daqui e do contexto internacional;
  • Uso de plataformas síncronas e assíncronas para as interações;
  • Desenvolvimento de perspectivas globais e interculturais a respeito do conteúdo trabalhado.
 
 
Você sabia que a UEM participou/participa de iniciativas de intercâmbio virtual?

Confira as interações realizadas entre UEM e universidades internacionais:

 
DEPOIMENTOS

Prof. Drª. Cláudia Hitomi Watanabe Rezende
Departamento de Meio Ambiente (DAM/UEM- Campus Umuarama)


"Através da chamada divulgada pelo ECI, foi possível realizar a primeira experiência COIL no ano de 2021. Inicialmente foram disponibilizadas informações para estabelecimento das parcerias e planejamento inicial junto a equipe do ECI. As atividades foram desenvolvidas nos meses de outubro e novembro de 2021 com estudantes do Curso de Engenharia Ambiental da Universidade Estadual de Maringá Campus Umuarama disciplina de Ecotoxicologia e estudantes da disciplina de Introdução à Nanotecnologia e Nanociência da Universidad Antonio Nariño da Colômbia sob responsabilidade do professor Daniel Llamosa Perez. Os estudantes participaram de atividades de integração e interação onde puderam se apresentar e conhecer um pouco mais sobre a cultura dos países envolvidos. Em um segundo momento, os docentes apresentaram uma breve introdução dos conteúdos de suas disciplinas (Introdução a nanotecnologia e Introdução a ecotoxicologia) e, ao final, os alunos puderam integrar os conteúdos realizando apresentações de estudos de caso envolvendo a temática das disciplinas. A experiência trouxe um enriquecimento cultural, incentivo ao conhecimento de outros idiomas bem como a percepção da transversalidade de conhecimentos para todos os envolvidos."

Abaixo, ouça o depoimento da discente Anaely Caroline de Oliveira Locatelli que participou das atividades:

Play
Fotos enviadas pela professora Cláudia.
 

Profa. Drª. Heloísa Toshie Irie Saito 
Departamento de Teoria e Prática da Educação (DTP/UEM)

No período de setembro a novembro de 2021 realizei minha primeira experiência COIL que também foi a ação pioneira COIL da UEM, instigada pela chamada pública do ECI. Foi uma parceria que organizei juntamente com a Instituição Universitária tecnológica de Antioquia, na Colômbia, via Professora Aida Shirley Murillo Posada, e com a Universidade Tecnológica de Izúcar de Matamoros, no México, via Professora Angela Hernández Rios, envolvendo 30 pessoas do curso de Pedagogia e do Programa de Pós-graduação em Educação do Brasil, 50 pessoas do curso de Psicologia da Colômbia e 40 pessoas do curso de Letras espanhol-inglês do México.

Apesar de ser uma experiência inicial, como tive um grande suporte de toda equipe do ECI e um planejamento bem cuidadoso e articulado com as professoras da Colômbia e do México, foi uma ação exitosa. Como resultado, destaco os seguintes pontos: ampliação do conhecimento da realidade imediata, estabelecimento de novas parcerias acadêmicas tanto para a universidade quanto para os docentes e os acadêmicos, viabilização da formação humana dos envolvidos, estímulo de ações de intercâmbio presencial e incentivo ao estudo de uma língua estrangeira. Com certeza, desenvolverei novas ações COIL porque ampliei a minha formação humana e profissional com essa experiência inicial.”

 

Profa. Lynn Hartle, Ph.D.  Professor of Education, The Penn State Univ, Brandywine
Parceira COIL da profa. Luciana Cabrini Simões Calvo (DLM/UEM)

“Hi all

I was so delighted to meet and then partner with Luciana in a VE of our pre-service teachers; she is such a delightful person and dedicated scholar. While my teachers were studying ways to teach children who immigrate to the US with limited English language (ESOL strategies), the Maringa students were studying to teach English to their Brazilian . We found our common ground in Second Language Acquisition (SLA), but as the students found by working in groups (some Maringa, Some PSU students), the issues of SLA are different in our countries. For example, the US perhaps because of the prevalence of English in the world, our schools don’t promote our students and teachers to learn another language than their native English. Because my class was asynchronous online, our students first met by sharing and commenting on each others’ Linguistic and Cultural Autobiographies on the platform VoiceThread (https://voicethread.com/howto/). Dr. Calvo and I created ours as well; here’s mine loaded to YouTube so you can e-meet me:
 

 

For some, this was their first time using this platform, but all rallied to the task and created interesting and engaging introductions.  Then with minimal guidance, our students took great initiative to work together in groups, do Cross-cultural research about Bilingualism, Teacher Education, and Language Teaching in their respective countries.  I was so impressed with the students’ collaboration skills to arrange meetings with group members, decide on digital platforms (ie. WhatsApp / Zoom) for meetings, use their organization skills to divide up the responsibilities, then plan and carry out their projects. We saw leadership skills emerge as well as our main goals for these teachers to develop Intercultural communicative competence (ICC), language local and global perspectives, and collaborative practices through information and communication technologies (ICT). 

This was Luciana’s and my first time collaborating, so we are looking forward to reading through and analyzing the students’ surveys of their experiences. I can’t wait to replicate this experience again next year with another group of students, using the feedback we get from those surveys.  Thank you UEM!”

 

Prof. Dr. Mayckel Barreto, Departamento de Enfermagem (DEN)/ Programa de pós-graduação em Enfermagem (PSE)

“No segundo semestre de 2022 será desenvolvida uma disciplina no formato COIL (collaborative online international learning) para os estudantes da pós-graduação em Enfermagem da Universidade Estadual de Maringá (UEM); em parceria com a Universidade de Concepción (Chile) e a Universidade de Alicante (Espanha). O tema central da disciplina será “a promoção da saúde das famílias no contexto da saúde planetária” e ela será ministrada por três doutores em enfermagem, um de cada universidade, que tem larga experiência na temática. Inicialmente serão oferecidas 30 vagas (10 para cada universidade) para permitir que os estudantes possam interagir mais facilmente. Serão propostas atividades baseadas em problematização e estudos de caso que deverão ser resolvidos a partir de grupos de estudantes multiculturais, levando à discussão de aspectos relativos à realidade do sistema de saúde dos três países envolvidos (Brasil, Chile e Espanha). Espera-se que com essa atividade os alunos de pós-graduação possam desenvolver distintas habilidades relativas à comunicação, observação, liderança, trabalho em equipe, sempre pautados no discurso inter e multicultural que poderá ampliar o entendimento de mundo dos participantes.”

 

Prof. Dr. Renato Leão Rego, Departamento de Arquitetura e Urbanismo (DAU/UEM)

"Alunos de arquitetura da UEM e da Universidade de A Coruña, na Espanha, tiveram a oportunidade de compartilhar os resultados de um exercício de projeto arquitetônico de uma disciplina semelhante, ofertada separadamente nas duas IES. Os exercícios propostos nas duas IES respondiam a temas diferentes, mas compartilhavam a mesma metodologia de ensino/aprendizagem. Todos os alunos estavam em um estágio do curso equivalente. Entre os alunos da universidade espanhola havia estudantes estrangeiros. As apresentações aconteceram em inglês, de modo que nenhuma das partes foi beneficiada pela língua materna. A postura, a performance e o vocabulário dos alunos estrangeiros revelaram maturidade pessoal e profissional, diferentemente dos alunos brasileiros e espanhóis. Este fato teve impacto na reação mais tímida dos alunos da UEM. De toda sorte, a interação e o intercâmbio de conhecimento foram positivos. Perceber inclusive uma postura mais profissional e menos estudantil e o emprego de vocabulário técnico mais apurado foi valioso. Contrastar como os trabalhos são graficamente representados em cada IES também foi um aprendizado importante. Do ponto de vista do docente, percebemos que as dificuldades e as potencialidades dos alunos são bastante similares."

 

Oportunidades de COIL

                                                  Universidad Católica de Colombia
A Universidad Católica de Colombia, membro da rede LatAm COIL (Red Latinoamericana de Collaborative Online International Learning), anunciou disciplinas ofertadas para o intercâmbio virtual no segundo semestre de 2022. As disciplinas oferecidas são nas áreas de Direito, Ciências Econômicas, Administração, Engenharia e nas áreas interdisciplinares de Humanidades e de Institutos de Línguas. Para mais informações, envie um e-mail para eci-iec@uem.br declarando interesse na oportunidade. Dessa maneira, podemos auxiliá-lo durante o processo.

 

                                                            Universidad del Norte

Docentes da Universidad del Norte, na Colômbia, estão buscando parceiros internacionais para desenvolver atividades de COIL no semestre de agosto-novembro de 2022. As áreas de interesse divulgadas são: Engenharias (Elétrica, Eletrônica, Mecânica, de Sistemas), Direito, Psicologia, Matemática e Estatística. Para mais informações, envie um e-mail para eci-iec@uem.br declarando interesse na oportunidade. Dessa maneira, podemos auxiliá-lo durante o processo.

                                                             Penn State University

A Penn State University (PSU), via Projeto EDGE (Experiential Digital Global Engagement), é uma oportunidade constante para o desenvolvimento de atividades de COIL. A PSU e a UEM possuem um acordo de cooperação vigente para essas atividades colaborativas. Diferente das universidades citadas acima, não existem chamadas semestrais para o desenvolvimento dessas atividades. Na verdade, o docente interessado deve entrar em contato com o setor de Internacionalização em Casa (IeC) do ECI para que a PSU seja notificada do interesse. Dessa maneira, o IeC promove todo o suporte necessário para o desenvolvimento das atividades durante o processo.

 

 
Ficou interessado em desenvolver uma atividade de intercâmbio virtual de aprendizagem internacional com os seus aluno(a)s?
 

Entre em contato conosco pelo e-mail: eci-iec@uem.br. O IeC oferece todo o suporte durante o processo de desenvolvimento das atividades colaborativas. O componente internacional fará uma grande diferença no currículo dos nossos discentes ao proporcioná-los uma experiência intercultural e diversa.

 

Referências:
O’DOWD, R. From telecollaboration to virtual exchange: state-of-the-art and the role of UNICollaboration in moving forward. Journal of Virtual Exchange, v. 1, p. 1-23, 2018.

Fluxograma de COIL. Adaptado e traduzido de Drexel University: <https://bit.ly/3PzXVJk> Acesso em 19 de maio de 2022.

Newsletter Edição Especial, com temática do Setor de Internacionalização em Casa. Elaborada por: Beatriz Machado Lima; Laura Pinhata Battistam; Luciana Cabrini Simões Calvo; Milena de Paula Oliveira Alonso; Pedro Sardeti Dantas.
 
Instagram
Facebook
Website
 
Our mailing address is:
sec-eci@uem.br

Escritório de Cooperação Internacional
Avenida Colombo, 5790 - Bloco 123
87020-900
Maringá - Paraná