+

Newsletter do ECI - Edição Especial - Ano 2, nº 4 - Retrospectiva Gestão 2018-2022

 

 


Ano 2, nº. 4
Outubro de 2022
 
 
 
É com muita alegria que a equipe do ECI gestão 2018-2022 encerrou as atividades no dia 10 de outubro. Foram quatro anos de muito trabalho e engajamento para a construção de uma internacionalização abrangente e inclusiva na UEM. Para a gestão 2022-2026, a equipe se mantém, sob a coordenação do Prof. Renato Leão Rego, com a assessoria do Prof. Marcio Pascoal Cassandre.

A equipe renova os compromissos com a internacionalização da UEM e agradece a todos os parceiros que constroem juntos conosco uma universidade cada vez mais internacional.
 
A gestão do ECI, no período 2018-2022, teve o planejamento coletivo e participativo como central para avançar na internacionalização abrangente e inclusiva. Em novembro de 2019, foram iniciadas sessões participativas com base na metodologia do Laboratório de Mudança. No início, os encontros foram presenciais e, devido à pandemia da COVID-19, foram realizadas oficinas online, retornando a atividades presenciais e híbridas a partir de outubro de 2021.
Foram 32 Oficinas do Laboratório de Mudança, seguidas por 3 Oficinas de follow-up da implantação do Modelo. Em 2021 e 2022 foram feitas Oficinas de Planejamento anual, com sessões de follow-up e de preparação da transição da gestão e validação do modelo do ECI. O planejamento realizado foi apresentado à gestão em reuniões e à comunidade acadêmica por meio de audiência pública. Foram realizadas atividades preparatórias, além de planejamentos setoriais e do GT de Comunicação, contribuindo para a organização e potencialização das rotinas e processos. Os principais resultados foram: reorganização do ECI, melhoria da visibilidade interna e externa,  engajamento nas políticas de internacionalização e institucionalização do Planejamento do Escritório articulado ao Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).
O Grupo de Trabalho de Comunicação (GT Comunicação) foi constituído em janeiro de 2021 e conta com participantes voluntários de todos os setores do ECI. Baseado na metodologia do Laboratório de Mudança, já aplicada no Escritório para seu planejamento e reestruturação, o GT Comunicação também teve contribuições do Laboratório de Internacionalização (UEM/IntLab), que apontou a comunicação como estratégica.
O principal resultado dos debates, estudos e análises do GT sobre as estratégias e propostas de comunicação foi a elaboração do Plano de Marketing e Comunicação do ECI. O Plano, em andamento, apresenta resultados de maior articulação entre teoria e prática, com contribuições para as publicações do ECI em sites, redes sociais e materiais impressos, bem como no apoio a eventos, aumentando a visibilidade resultante da comunicação.
O GT de Comunicação contribuiu para mostrar que é possível cruzar as fronteiras e abismos, aproximando as pessoas de diferentes origens e atuações socioprofissionais para uma concepção de internacionalização abrangente, inclusiva e intercultural.
 

Trinta e quatro estudantes participaram da mobilidade presencial em 2021 e 2022. No segundo semestre de 2022, vinte e seis estudantes foram classificados para frequentar uma instituição estrangeira parceira em 2023.

 

Atendendo ao objetivo estratégico do ECI de atingir uma comunicação mais efetiva com a comunidade acadêmica, o setor de mobilidade realizou diversas apresentações em eventos dos centros acadêmicos, cursos de graduação e na recepção da calourada para compartilhar oportunidades de mobilidade e sanar dúvidas dos estudantes.

 

 

Foram realizadas três edições do Mobility Day, evento destinado à divulgação de oportunidades e experiências de mobilidade acadêmica. As edições contaram com mais de 200 participantes e contribuíram muito para o aumento da procura pela mobilidade!

Por meio do Programa de Tutoria para acolhida e inclusão de estudantes internacionais, a equipe selecionou e ofereceu encontros de formação para sete estudantes da UEM. Na primeira etapa, os tutores acompanharam estudantes internacionais na UEM, auxiliando nas dúvidas acadêmicas e na inclusão no campus e na cidade.
 
 
O setor de Projetos Internacionais ganhou uma nova cara! Agora, além de funcionar como um radar de oportunidades, os interessados têm à sua disposição o suporte técnico oferecido pelo Setor. Todas as dúvidas sobre oportunidades, editais, bolsas, financiamentos e apoio para sua experiência internacional podem ser esclarecidas junto a esse setor.

Como resultado, o setor realizou mais de 200 atendimentos de orientação e suporte técnico individual, além da estruturação do escritório de projetos, elaboração do guia de oportunidades internacionais (em breve lançamento), curso de internacionalização e construção do perfil acadêmico profissional.

Você pode agendar seu atendimento pelo e-mail: eci-proj@uem.br | (presencial ou virtual).

Confira abaixo algumas chamadas contínuas que podem ser atendidas no suporte técnico do setor de projetos.

Alexander von Humboldt Foundation

 

Bolsas de pós-doutorado, principalmente nas áreas de humanas, saúde pública, política, agricultura e geociências.

Acesse aqui

DAAD - Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico

Informa sobre o sistema educacional na Alemanha e bolsas para estudantes e pesquisadores internacionais.

Acesse aqui e aqui

 

ZICOSUR

Oportunidades de financiamentos e intercâmbio acadêmico para estudantes e docentes entre Universidades da Zona de Integração do Centro Oeste da América do Sul (ZICOSUR).

Acesse aqui

Programa de Mobilidade Acadêmica MARCA - Graduação

Programa de oportunidades de financiamentos e intercâmbio entre universidades acreditadas pelo Sistema de Acreditación Regional do MERCOSUR (ARCUSUR).

Acesse aqui

 

Fundación Carolina

Oportunidades de bolsas para diferentes áreas do conhecimento.

Acesse aqui

Comissão Fulbright

Bolsas de diferentes modalidades e em diferentes áreas do conhecimento para pós-graduação em universidades norte-americanas.

Acesse aqui

 

Garcia Family Foundation

Bolsas para auxiliar em despesas do dia a dia no exterior através do Programa Living Expenses Scholarship, preferencialmente brasileiros. Chamadas anuais.

Acesse aqui

British Council - Conselho Britânico

Informações sobre estudo no Reino Unido, vistos, bolsas, incluindo MBA em universidades britânicas.

Acesse aqui

 

Study in Sweden

 

Intercâmbio científico, cultural e tecnológico no Brasil e tem incentivado a comunicação entre IES brasileiras e suecas.

Acesse aqui e aqui

UNICEF Internship Programme

 

Oportunidades de estágios. Chamadas periódicas.

Acesse aqui

 
Fonte: CALVO, ALONSO, no prelo.
Criado em 2020, o setor de IeC tem como objetivos desenvolver ações para inclusão de componentes internacionais e interculturais no contexto universitário; trabalhar para o fortalecimento da política linguística da UEM; fomentar parcerias para promover a Internacionalização do Currículo (IdC) e o intercâmbio virtual de aprendizagem internacional, também conhecido como COIL (Collaborative Online International Learning), além de divulgar as atividades de internacionalização tanto internamente, por meio de publicações de newsletters mensais, como externamente, pela participação em eventos acadêmicos.
○ Articulações entre órgãos, setores e programas que ofertam cursos de Línguas Estrangeiras (LEs) na UEM;
 
○ Divulgação de cursos de LEs;

○ Chancelas de documentos em língua inglesa (mais de 80 documentos desde 2020);

○ Construção do site internacional da UEM;
 
○ Tradução e revisão de língua inglesa de documentos institucionais e assessoria linguística;
 
○ Glossário Institucional de Termos e Siglas em Línguas Estrangeiras, acesse aqui;
 
○ Eventos.
 
 
○ Elaboração das Newsletters do ECI (20 edições regulares e 4 edições especiais);

○Apresentação de trabalhos sobre Internacionalização e sobre o setor de IeC, em 8 eventos acadêmicos nacionais e internacionais, dentre eles:
  • Innovations in Internationalisation at Home Conference 2022 (University of Kent);
  • FAUBAI Virtual Conference 2022;
  • 5º Encontro Anual de Extensão Universitária; 
  • 1º Colóquio de Educação Internacional para o Sul Global.
 
○ Evento sobre Internacionalização do Currículo (IdC) em parceria com a Universidade Federal do Espírito Santo (UFES);

○ Palestras sobre Intercâmbio Virtual de Aprendizagem Internacional/COIL;

○ Busca de parcerias internacionais para COIL;

○ Acompanhamento e suporte para as atividades de COIL na UEM.
 
Organização, promoção e suporte a eventos cursos e projetos. 

○ Projetos: O Programa de Assistente de Ensino de Língua Inglesa (English Teaching Assistant - ETA) na UEM; Tutoria para Acolhida e Inclusão de Estudantes Internacionais, etc.

○ Eventos: Let's talk about language learning? A chat with Taylah Martin, Português como Língua Estrangeira na Formação Docente Inicial e Continuada do Profissional de Letras, etc.

○Cursos: Internacionalização acadêmica e formação de professores: abordando o inglês como meio de instrução, Workshop sobre Internacionalização, etc.
 
 

Acompanhando o planejamento do Escritório para a gestão 2018-2022, o setor de Acordos Internacionais concentrou esforços para atingir o objetivo de otimização do trabalho pela reformulação de processos antigos, alinhando os procedimentos da UEM às melhores práticas adotadas pelas universidades que são referência no cenário internacional.

A reformulação faz parte da estratégia adotada por um grande número de universidades internacionais, de priorizar a formalização de parcerias efetivas, evitando, assim, um acúmulo de pastas e documentos “vazios”.
O principal obstáculo do setor era a burocracia excessiva e a morosidade na gestão dos acordos. Para superá-lo, foram realizadas negociações junto à Reitoria e à Procuradoria Jurídica que resultaram na publicação de um Entendimento que permite a análise das minutas pela equipe do Escritório dentro de determinados critérios.
Com o apoio do NPD, foi desenvolvido o Sistema de Controle dos Acordos Internacionais (npd.uem.br/eci). Por meio dele será possível não só fazer uma gestão mais simplificada e efetiva dos acordos internacionais da UEM, mas também gerir a relação de visitantes e afastamentos internacionais.
As ações que destacamos nessa retrospectiva, foram fundamentais para a melhoria dos serviços prestados pela equipe. O objetivo foi atrair a comunidade acadêmica para a formalização das ações que já são desenvolvidas, bem como incentivar novas ações de internacionalização produtivas para a UEM, contribuindo assim para que a UEM assuma cada vez mais seu papel de protagonista no cenário de internacionalização das instituições de ensino superior públicas do Estado do Paraná.
 

Instagram

Facebook

Website

Our mailing address is:
sec-eci@uem.br

Escritório de Cooperação Internacional
Avenida Colombo, 5790 - Bloco 123
87020-900
Maringá - Paraná