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Newsletter do ECI - Edição Especial - Ano 2, nº 5 - Global Education

 

 
 
O que é educação global?
“A Educação Global é o processo por meio do  qual pessoas diversas analisam e discutem, de modo colaborativo, problemas complexos que transcendem fronteiras.”

“A aprendizagem global possibilita que os estudantes se engajem com outras pessoas para encontrarem conexões entre perspectivas divergentes. Essas conexões são a base sobre a qual todos nós aprendemos a criar soluções inovadoras, equitativas e sustentáveis para nossas comunidades interconectadas, humanas e naturais.” 

(Traduzido de Landorf & Doscher, 2015)
Fonte: LANDORF, H.; DOSCHER, S. P. Defining Global Learning at Florida International University. Diversity & Democracy, v. 18, n. 3, 2015. 
 
Por que promover uma educação global nos currículos educacionais?

            Para …

  • Entender questões globais, articulando-as com as locais;

  • Buscar soluções locais, entendendo o contexto global; 

  • Fomentar uma postura crítica e ativa em relação à realidade dos estudantes e a dos outros;

  • Desenvolver conhecimento, atitudes e engajamento frente à diversidade e às pautas de interesse social; 

 
 
Como promover a educação global?
  • Integrando múltiplas perspectivas e experiências na construção de novas visões de mundo;

  • Estudando casos de diferentes contextos para pensar em soluções conjuntas;

  • Incluindo materiais não-hegemônicos, oriundos de países, povos ou comunidades periféricas e/ou marginalizadas; 

  • Incentivando uma didática participativa, não centrada apenas no professor, a partir de diferentes abordagens pedagógicas (exemplo: Aprendizagem com base em projetos)

  • Criando oportunidades interdisciplinares;

  • Promovendo experiências de intercâmbio virtual de aprendizagem e/ou mobilidade.

 
 
Recursos e links úteis sobre educação global?
 
 
 
 
Relato de  experiência sobre Educação Global no curso de Letras da UEM:  “Global Learning for Global Citizenship”: Students’ Experiences Campus as Text.
No período de agosto a novembro de 2022, a assistente de língua inglesa da Fulbright/Capes, Taylor Spratt, desenvolveu atividades abordando o tema da Educação Global com acadêmicos dos cursos de Letras-Inglês e Letras-Português/Inglês da UEM. As atividades foram desenvolvidas durante as aulas da disciplina de língua inglesa.
 

Para os alunos,  as aulas foram uma oportunidade para integrar múltiplas perspectivas com atividades participativas na sala de aula, por exemplo, analisar diferentes mapas do mundo e dialogar com o que eles comunicam, por meio de algumas indagações: Quais perspectivas estão representadas? Quais são invisíveis? Por quê?





Eles também discutiram colaborativamente as definições de fronteiras, limites, barreiras, e pontes, ressignificando alguns desses conceitos e dando exemplos de suas experiências para refletir sobre poder e contextos sociopolíticos.

Para praticar a habilidade do engajamento global articulado à ação local,  os alunos fizeram a atividade do “Campus como Texto”, na qual caminharam pelo campus fazendo uma leitura desse ambiente cotidiano, a partir da perspectiva de um estudante internacional. 
Algumas das reflexões sobre cidadania global trazidas pelos acadêmicos foram:
Por fim, os alunos refletiram sobre a importância de sair da sua zona de conforto, olhar para o campus de maneira diferenciada e considerar essas experiências como aprendizagem transformativa.

Relato de Taylor Spratt, assistente de ensino de língua inglesa do Programa Capes/Fulbright.
 
Newsletter Edição Especial, com temática do Setor de Internacionalização em Casa. Elaborada por: Beatriz Machado Lima; Luciana Cabrini Simões Calvo; Michelle Cerqueira César Tambosi; Milena de Paula Oliveira Alonso; Taylor Spratt.
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